Um resumo sobre acessórios para cadeiras de rodas e adaptações que podem facilitar a locomoção e atividades de pessoas com deficiência física
A cadeira de rodas é aliada de primeira hora para a independência da pessoa com deficiência física ou mobilidade reduzida. Por isso, é importante ter acessórios para cadeira de rodas que tornem a experiência mais confortável, podendo passar a maior parte do dia com comodidade.
Além do cuidado na escolha do modelo da cadeira de rodas, visto que as pessoas são diferentes e cada lesão pede um equipamento apropriado, algumas adaptações personalizadas garantem o conforto para evitar ferimentos e assegurar uma melhor ergonomia. Confira quais são:
Suporte para os Pés para Cadeira de Rodas
Em alguns modelos de cadeiras, é permitida a configuração dos pedais de acordo com a necessidade e preferência de cada pessoa. Deve-se tomar cuidado com a regulagem da altura dos pés da cadeira, para não forçar muito o joelho ou jogar o peso todo para frente. Atente-se também ao material utilizado, priorizando conforto e resistência. Os suportes podem ser removíveis ou fixos.
Apoio para os braços na Cadeira de Rodas
O apoio braçal é responsável, na maioria da vezes, pela sensação de segurança do cadeirante. Com diversas possibilidades para regulagem da altura e do posicionamento das articulações (ombro, cotovelo e punho), necessita de um material mais resistente, já que alguns usuários costumam colocar o peso do corpo no apoio buscando equilíbrio. Dependendo do modelo, o material do suporte pode variar de plástico, alumínio, fibra de carbono e outros materiais.
Almofadas Ergonômicas
A almofada ROHO MOSAIC é a mais indicada para a prevenção de escaras. A tecnologia ROHO, foi projetada e ajustada para maior conforto e proteção de peles e tecidos moles. Quem utilizar poderá sentar-se por mais tempo com menos dor, já que conta com alturas de célula anatomicamente pensadas e um fluxo de ar controlado e mais eficaz. A almofada deve ser dimensionada adequadamente para cada indivíduo.
Outro exemplo é a almofada ergonômica Freedom, indicada principalmente para pessoas com alto comprometimento de mobilidade em membros inferiores e com baixo ou médio grau nos membros superiores. Projetada para facilitar a distribuição de peso da pessoa, possui uma tecnologia que contribui para a não formação de úlceras de pressão (escaras), além de estimular a postura correta.
É um modelo auto inflável e não precisa de bomba para calibração. Conta com um sistema que permite inflar e desinflar automaticamente. Dessa forma o ar sai da almofada, conforme a preferência do usuário. Após regular o ponto mais confortável, o ar fica concentrado e circulando dentro da almofada, ajustando-se ao formato do corpo.
A almofada com sobreposição de gel é uma das melhores opções para viagens de longa distância. Mantêm a temperatura estável, contribui para a melhoria da saúde de pessoas que estão se recuperando de cirurgias e facilita o movimento do usuário na cadeira de rodas. Suporta, geralmente, até 130 kg e possui alguns formatos como: quadrada e redonda, caixa de ovo (ambas com e sem orifício) e a quadrada caixa de ovo com encosto inflável.
Neste modelo, o gel se ajusta à anatomia do cadeirante, preenchendo as regiões de menor contato entre a pele e a almofada, ao mesmo tempo em que reduz o volume de gel nas regiões de maior pressão.
Cintos de segurança
O cinto de segurança possibilita uma maior estabilidade do tronco e é peça fundamental para pessoas com deficiência física, como tetraplegia. O uso correto deste acessório diminui as chances da pessoa escorregar da cadeira ou projetar o tronco para frente ou ainda para os lados em freadas bruscas.
Os 7 tipos mais comuns são: cinto abdominal, cinto transversal, cinto em X (quatro pontas), cinto em H, cinto peitoral, cinto camiseta e cinto de estabilização pélvica.
Rodas Dianteiras
Se possível, é aconselhável dar preferência aos modelos que garantem o amortecimento, redução de impacto e sensação de leveza, mesmo em terrenos irregulares. Com o passar do tempo, o desgaste do material também pode alterar a experiência. Existem vários tipos de rodas dianteiras, como por exemplo:
1. Rodas dianteiras com câmara de ar
Também denominadas de rodas infláveis, não são muito práticas pois podem furar com facilidade e assim esvaziar rapidamente. Quando o pneu esvazia, qualquer tipo de manobra na cadeira de rodas se torna mais difícil. Outra dificuldade é encher os pneus, pois a válvula de enchimento não é de fácil acesso.
2. Rodas dianteiras maciças
Muitas cadeiras motorizadas possuem rodas dianteiras de plástico duro, o que causa trepidação.
As rodas dianteiras de cadeiras manuais devem ser leves e resistentes, além de apresentar durabilidade e estabilidade. Neste contexto, destacam-se as rodas de gel.
Dentre as opções disponíveis no mercado, a Soft-roll é a favorita dos seguidores do Guiaderodas. Por ter uma característica altamente elástica, essas rodas conferem alta absorção de impacto e propiciam deslizamento suave.
Rodas Traseiras
O tamanho das rodas traseiras em cadeira varia de acordo com as necessidades do cadeirante, sendo o 24×1 o mais comum em cadeiras manuais. Nos modelos brasileiros, em sua maioria, as rodas são um pouco maiores com tamanho 24×1 ⅜. A altura da roda influencia no movimento dos braços ao movimentar a cadeira, então depende da mobilidade e medidas do usuário. É sempre aconselhável testar e escolher o modelo mais confortável.
Sobre os pneus, existem dois tipos:
1. Pneus infláveis
Pneus infláveis demandam manutenção constante. É ideal calibrá-los uma vez por semana ou a cada 10 dias para manter sua principal característica: a absorção dos impactos. A principal desvantagem deste tipo de pneu é que ele pode furar. Porém, por possuir câmara, pode facilmente ser consertado por qualquer borracheiro.
2. Pneus maciços
Pneus maciços têm como vantagens não precisarem ser inflados e não apresentarem risco de perfuração em terrenos irregulares. Por sua característica rígida, não oferecem muita aderência e instalá-los pode não ser uma tarefa simples.
Recurso anti-tombo
O anti-tombo é um item de segurança que serve como uma espécie de nteparo para evitar que a cadeira caia para trás em algum movimento brusco ou ao ser empinada para vencer uma guia, por exemplo. Sua principal função é fornecer a sensação de segurança ao usuário. Sua instalação é muito fácil: basta remover a tampa de borracha da parte traseira da cadeira e encaixar as rodinhas. São vendidas em pares e não encostam no chão, já que isso atrapalharia na locomoção da cadeira.
Encostos
1. Encosto de nylon
Considerado agradável ao toque, é um dos modelos mais comuns e oferece maior respirabilidade ao usuário, o nylon é muito usado em modelos de cadeiras mais leves por se tratar de um material de natureza porosa. Como desvantagens estão a maior absorção de líquidos, como fluidos corporais e a falta de firmeza: o encosto tende a ceder com o passar do tempo e requer manutenção.
2. Encosto rígido anatômico
O encosto rígido tem muito mais durabilidade, pois não cede com o uso no tempo. Além da estabilidade e maior liberdade para realizar movimentos, esse tipo de encosto mantém a pessoa com uma melhor postura.
Existem opções com diferentes alturas e todas elas podem ser ajustadas. É possível por exemplo alterar ângulo e profundidade para acomodar perfeitamente as costas do usuário.
3. Encosto biangular
O encosto biangular atende diversas necessidades e apresenta mais possibilidades de ajustes de ângulo, altura e profundidade do que os outros modelos. Como parte da personalização, esse encosto pode contar com apoios laterais, apoio para a cabeça e alças de ombro.
Bolsas
Algumas cadeiras contam com bolsas acopladas ao encosto ou assento, utilizadas para guardar e transportar objetos com segurança e praticidade. Trata-se de um compartimento prático que possibilita a pessoa ficar com os braços e mãos livres para conduzir a cadeira de rodas, e não precisar deixar seus pertences sobre o colo — o que dificultaria a mobilidade. O tamanho e local onde a bolsa será instalada pode ser ajustado de acordo com necessidades específicas de cada um.
Sentiu falta de algum acessório para cadeira de rodas? Então manda lá no Instagram @guiaderodas. Quem sabe aparece na próxima lista.
Veja mais ítens que ajudam na acessibilidade
Letícia Soares
Graduanda em Jornalismo com interesse em arte, tecnologia, literatura e sempre em busca de conhecer novas histórias. Uma pessoa que adora fotografar tudo, descobrir inovações, conversar e fica feliz com a companhia de um chá e um bom livro.