Para estimular as empresas a se tornarem acessíveis, Santos criou o “Selo Empresa Acessível”
A Prefeitura Municipal de Santos, no estado de São Paulo criou o projeto Santos Acessível, que tem por objetivo melhorar o dia a dia das pessoas com deficiência, através da criação e divulgação de projetos realizados e do estímulo a empresas que se adequarem às necessidades das pessoas com deficiência.
Esse selo tem uma graduação de 1 a 5 estrelas, sendo que, cada uma representa um tipo de acessibilidade, por exemplo: deficiência motora (total ou parcial), deficiência intelectual, deficiência auditiva (total ou parcial) e deficiência visual (total ou parcial). A quinta estrela indica um estabelecimento totalmente acessível. A cidade conta com 27 estabelecimentos emplacados pelo programa, entre shoppings, cinema, prestadores de serviços e comércio em geral.
A cidade conta com cinco projetos de acessibilidade: acessibilidade na gestão, acessibilidade no esporte, acessibilidade na cultura, acessibilidade na cidade e acessibilidade na educação.
Todos esses projetos trabalham em parcerias, na foto abaixo, podemos ver uma ação do projeto “Praia Acessível”, o qual foi retomado no mês de dezembro, após o período de quarentena do COVID-19. A retomada ocorreu na Virada Inclusiva que acontece todo ano no dia Internacional da Pessoa com Deficiência, comemorado no dia 03 de dezembro, e contou com a participação de grupos como “Empresto Minhas Pernas”, “Mar para Todos” e “Capoeira Escola”.
Na foto a equipe tornou possível a uma senhora de 66 anos de idade, que sofre há nove anos de uma doença degenerativa, o retorno ao mar. Ela, que outrora era uma nadadora assídua, se emocionou ao ser levada para um banho de mar com o uso da cadeira anfíbia do Programa Praia Acessível.
O programa, que é uma parceria da Prefeitura com o Governo do Estado, visa possibilitar o acesso de pessoas com deficiência total ou parcial com o uso de cadeiras anfíbias ao banho de mar, e a partir de 2021 passaram a oferecer as atividades de canoagem, natação e atividades esportivas adaptadas.
A fim de facilitar o acesso da pessoa com deficiência à faixa de areia, a Secretaria de Serviços Públicos reestruturou a passarela de acesso à praia. Ela foi revestida com manta antiderrapante para melhor atender cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida. Essa manta pode ser retirada em épocas de ressaca do mar.
Para participar das atividades do projeto Praia Acessível, basta se dirigir aos pontos de atendimento: canal 6, próximo ao Aquário Municipal, e canal 3, ao lado da Concha Acústica, sempre das 10 às 16h. O agendamento só é necessário para grupos grandes e pode ser feito através do e-mail: codep@santos.sp.gov.br.
A Virada Inclusiva
Há cinco anos, na primeira semana de dezembro, a cidade de Santos promove a Virada Inclusiva, como comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, que é comemorado no dia 03 de dezembro. O objetivo desse evento é estimular pessoas com ou sem deficiência a participarem juntas de ações culturais e inclusivas em ruas, praças, museus, teatros,cinemas e até na praia.
Por uma cidade inclusiva
A cidade de Santos tem se destacado na conquista de espaço para todos, tornando real a diversidade humana ao tornar acessível os espaços públicos como as calçadas, parques e jardins, que já contam com a inclusão de mapas e pisos táteis, placas no sistema braile e em alto relevo. Dispõe também de banheiros públicos adaptados, rampas de acesso, plataformas elevatórias no transporte público, calçadas acessíveis, educação inclusiva e muito mais.
Para conhecer mais acesse: https://www.santos.sp.gov.br/santosacessivel/
Hotéis com acessibilidade em Santos
Janete Schmidt de Camargo Cesar
Doutora em educação e psicopedagoga.Apaixonada pelo poder transformador da educação.