Confira aqueles itens da norma NBR 9050 que não podem faltar em um banheiro acessível
Quando o tema é acessibilidade o maior gargalo do projeto costuma ser o banheiro acessível. Você vai encontrar uma leitura vasta nas normas NBR 9050 e além disso, sempre é preciso considerar as necessidades específicas de cada pessoa.
Banheiro Acessível: Como fazer?
Quer fazer um banheiro acessível e não sabe como?
Confira algumas dicas que o Guiaderodas em parceria com a Leroy Merlin preparou para você:
1 – Porta
Para entrar no banheiro, antes de mais nada, é fundamental que a largura da porta tenha no mínimo 0,80m.
Pois, uma pessoa com cadeira de rodas precisa de espaço para se deslocar.
2 – Vaso Sanitário
O vaso sanitário não deve ter abertura frontal e sua altura deve ter 0,46m do piso para uso adulto e 0,36m para uso infantil.
3 – Lixeiras
Primeiramente, as lixeiras devem estar localizadas fora da área de transferência. A abertura deve ser ou basculante ou automatizada. Evite lixeiras com pedal, pois a pessoa com deficiência não tem como utilizá-las.
4 – Área livre embaixo da pia
Para que a pessoa com deficiência possa fazer uso da pia para lavar as mãos, o espaço deve estar livre de gabinetes para garantir a aproximação da cadeira de rodas. E a altura do sob o tampo deve ter 0,73m e sobre o tampo de 0,78m a 0,80m.
5 – Barras de apoio
Na hora de escolher as barras de apoio do vaso sanitário, primeiramente, atente-se para a qualidade do material. As barras podem ser não apenas fixas como basculantes e devem ser instaladas a 0,75m do piso (para uso adulto) e a 0,60m (para uso infantil).
6 – Porta toalhas
Para garantir maior autonomia da pessoa com deficiência, o porta-toalhas deve ser instalado entre 0,80m e 1,20m do piso.
7 – Área de banho
A área de banho não deve ter desníveis.
Alguns ítens são necessários, assim como, ducha com altura regulável, barras de apoio e banco.
Dica Extra! Manutenção
Portanto, a pessoa com deficiência para ter maior autonomia na hora de usar o banheiro, precisa que todos os itens sejam previstos e, claro, que tenham sua manutenção garantida de tempos em tempos, para evitar acidentes.