Confira as principais iniciativas de acessibilidade em João Pessoa

Date

Capital paraibana está investindo em melhorias na infraestrutura turística e urbana, mas ainda há muito a ser feito

A mobilidade urbana para pessoas com deficiência ainda é um grande desafio para as principais capitais brasileiras, que precisam criar melhores condições de infraestrutura para garantir a livre circulação de todos. A acessibilidade em João Pessoa, na Paraíba, por exemplo, é um tema que já está em pauta nas discussões da secretaria de Turismo, que pretende tornar a cidade referência em acessibilidade para os viajantes.  

Um dos principais projetos a serem colocados em prática é a construção de um Centro de Apoio ao Turismo (CAT) adaptado, que deve ser instalado na praia do Cabo Branco. O espaço receberá R$ 250 mil em recursos provenientes da emenda parlamentar impositiva da deputada federal paraibana Edna Henrique e será um grande aliado no processo de inclusão social no município. 

Centro de Apoio ao Turismo adaptado

De acordo com a Secretaria de Turismo de João Pessoa, o projeto prevê as seguintes adaptações:

  • Adequação de um espaço na areia da praia para a prática de vôlei e bocha; 
  • Instalação de academia híbrida e playground com brinquedos adaptados interativos para crianças com deficiência;
  • Quiosque de apoio com banheiros, depósitos, atendimento ao público, guarda-volumes e copa; 
  • Espaço de contemplação e convivência com piso nivelado integrado aos outros espaços, com esteira adaptada para facilitar a locomoção até o mar.

O investimento em melhorias na infraestrutura é fundamental para o acolhimento de pessoas com deficiência e para o desenvolvimento do turismo na capital paraibana, que é um dos lugares mais procurados pelos viajantes para este ano, segundo dados de uma lista divulgada pelo Ministério do Turismo, com os 21 destinos tendência para 2021. 

Mobilidade e acessibilidade urbana em João Pessoa

Além do Centro de Apoio ao Turismo adaptado, outra iniciativa da prefeitura para melhorar a acessibilidade em João Pessoa é o programa Mais Pavimentação. O projeto prevê a reparação de 180 ruas, por meio da drenagem e implantação de calçamento, padronização das calçadas com base nas normas de acessibilidade, assim como a instalação de rampas, pisos táteis e placas de sinalização em vários pontos da cidade.

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) também tem investido em ações de melhoria, que incluem a liberação do passeio público, o ordenamento urbano e a desobstrução de calçadas em áreas estratégicas do município, que abrangem a região central e alguns mercados públicos, como o de Oitizeiro, de Jaguaribe e o Central.

Apesar de todo o trabalho que vem sendo executado ao longo dos últimos anos para melhorar a acessibilidade em João Pessoa, ainda há muito a ser feito. De acordo com o relatório Campanha Calçadas do Brasil 2019, realizado pelo Mobilize Brasil, nenhuma das 27 capitais brasileiras avaliadas oferecem condições apropriadas para a circulação de pedestres e cadeirantes em calçadas, ruas e faixas de travessia.

A média nacional, que ficou em 5,71, é considerada baixa, uma vez que o mínimo aceitável seria a nota 8, em uma escala de zero a dez, de acordo com os critérios do estudo. São Paulo foi a capital mais bem avaliada, com nota 6,93, e João Pessoa apareceu na oitava posição no ranking nacional, com nota 6,23, e apresentou o melhor desempenho entre as capitais nordestinas.

Para saber mais sobre iniciativas de acessibilidade em outras regiões do país, siga a página do Guiaderodas no Instagram!

Hotéis com Acessibilidade em João Pessoa

Hotéis com Acessibilidade em João Pessoa

viagem com acessibilidade

Veja outros roteiros


Carina Melazzi

Carina Melazzi
Jornalista e produtora de conteúdo. Gosta de contar histórias e é apaixonada por viagens, montanhas e mar.

More
articles