A ferramenta “Vem CA” é uma vitrine virtual de eventos culturais, que possuem suporte para pessoas com deficiência e tornam a arte acessível
Cultura é expressão de ideias, sentimentos, opiniões, emoções e inúmeras reflexões criadas sobre a sociedade. Então por que não deixá-la disponível para este público, formado pelos mais distintos perfis de pessoas? Por isso, a fim de tornar a arte acessível, a Escola da Gente criou o aplicativo “Vem CA”.
A plataforma gratuita foi lançada oficialmente em setembro de 2019, em São Paulo, a fim de conectar produtores e consumidores de cultura. E “acessibilidade” é a palavra de ordem desta ferramenta. Toda a sua navegação foi pensada levando em conta a familiaridade dos mecanismos e transformando o smartphone ou tablet em uma vitrine virtual de eventos e centros culturais.
Arte acessível na palma das mãos
A pergunta inicial é: o que é tornar a arte acessível? Demonstrações de cultura vão além de níveis sensoriais, mas essa é uma questão que pode até ser considerada esquecida. Diferentes de algumas percepções, é possível unir valor artístico ou promover eventos culturais que estejam ao alcance de todos.
E essa é a proposta do “Vem CA”. Disponível para aparelhos Android e IOS, o aplicativo – que tem como objetivo ser um espaço de divulgação democrático, ao
mesmo tempo que reforça a oferta cultural – possibilita filtrar eventos com base em 12 tipos de acessibilidade. São eles:
- Assento Acessível
- Audiodescrição Guia Acessível
- Banheiro Acessível
- Elevador/Rampa
- Gratuidade
- Legenda
- Libras
- Libras Tátil
- Linguagem Simples
- Piso Tátil
- Visita Tátil
- Publicações Acessíveis
Por meio desse filtro, o usuário poderá pesquisar onde e quando acontecerão eventos de teatro ou exposições artísticas, por exemplo. Sempre levando em consideração a autonomia que o visitante com deficiência terá dentro do espaço. Os interessados não precisam realizar qualquer tipo de cadastro no aplicativo.
Todos os eventos são cadastrados diretamente pelos produtores dos espaços culturais. E as inscrições podem ser facilmente realizadas. Para isso, basta clicar na aba lateral esquerda e selecionar a opção “Cadastre Seu Projeto”. Lá, ele poderá colocar todas as informações sobre a ação e o suporte disponível para os visitantes com algum tipo de deficiência.
Claudia Werneck, fundadora da Escola da Gente, reforça a importância em transformar a cultura em algo possível para todos.
“Na minha perspectiva e na das pessoas com deficiência, sempre vai ser pouco. É urgente para elas, que são historicamente excluídas. A acessibilidade, que já é lei, tem que se tornar uma prática cotidiana. Elas precisam saber o que está acontecendo que as inclua”, complementou Claudia.
Cultura para todos
A Escola da Gente desenvolveu o “Vem CA” com base em projetos culturais em sua contínua luta por direitos humanos, acessibilidade e inclusão. Por isso, não deixa de empenhar esforços para que direitos presentes no papel venham a se tornar práticas cotidianas.
E acredite, as ofertas de atrativos e eventos são inúmeras e estão à disposição em um aparelho. Afinal, este é um direito de todos e que pode ser aproveitado assim que possível. Já programou sua próxima atividade? Então, divirta-se!
Felipe Lima
Jornalista formado pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM) e redator web desde 2017, especializado em SEO pela Comschool. Profissional que acredita no poder das palavras e na transmissão de histórias.