Utilizada em todo país, a Libras promove a inclusão e socialização de milhares de pessoas com deficiência auditiva na sociedade
O Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras) foi decretado no dia 24 de abril de 2002, e desde então é celebrado em todo território nacional.
A Libras é uma língua, e não linguagem, utilizada como meio de comunicação pela comunidade surda (pessoas com deficiência auditiva, familiares, amigos, professores, intérpretes, entre outros), formada pelo uso de sinais, gestos e expressões.
Em parceria com o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), a Libras foi criada com base na Língua Francesa de Sinais e os gestos usados pelos surdos brasileiros, resistindo a diversas transformações até o seu reconhecimento.
No Brasil, alguns cursos universitários já possuem a obrigatoriedade da disciplina, como nas áreas de Fonoaudiologia e Educação, durante a formação de professores.
Alfabeto em Libras
A maioria das palavras do português possui um sinal específico em Libras, o que facilita a transmissão da mensagem por não sinalizar letra por letra na hora da conversa.
O alfabeto manual em Libras, que soletra as letras do alfabeto em português, é utilizado somente para palavras que não tenham um sinal representativo, como nomes próprios (como pessoas e lugares) ou de objetos – servindo como um empréstimo linguístico da língua portuguesa.
Ainda assim, o alfabeto manual pode ser utilizado também para soletrar alguma palavra que você não saiba o sinal, como por exemplo o nome de um país ou até mesmo explicar a forma de escrita de uma palavra no português ou em outro idioma.
Outro exemplo de utilização manual são os números, que são feitos individualmente.
Libras é universal?
A Libras não é universal! Apesar de serem utilizados gestos, expressões e sinais para se comunicar, cada país tem a sua própria língua de sinais e as suas variações linguísticas.
Isto significa que, assim como os sotaques que variam de estado para estado, a Libras também possui suas variações de regionalismo para cada local.
Portanto, a dica é sempre pesquisar antes os sinais do destino, para não perder nada durante a viagem!
Acessibilidade em Libras para sites
Você sabia que é possível deixar o seu conteúdo mais acessível?
A ferramenta Hand Talk possibilita a tradução simultânea por meio de um avatar, para conteúdos digitais (texto e áudio) do Português para Libras, além de disponibilizar um dicionário completo com milhares de sinais.
De maneira versátil, pode ser utilizada em computadores, celulares e plataformas web, deixando o acesso muito mais fácil para quem precisa de informação.
O uso é recomendado para conteúdos informativos de sites, mas não para implementação de acessibilidade em aulas, cursos, audiências, entre outros, já que a tradução pode não ser explicativa ou específica o suficiente.
Lembramos que, sempre que possível a acessibilidade em Libras deve ser disponibilizada com intérprete humano, contudo, na impossibilidade, as ferramentas digitais de avatares são uma ótima alternativa.
Agora que você já sabe tudo sobre a comemoração da Libras, não deixe de acompanhar outros assuntos em nosso Instagram e Facebook!
Entenda porque não é correto falar a expressão surdo-mudo
Cintia Alves de Sousa
Jornalista especialista em mídia e reportagem, que busca constantemente por novos desafios no segmento da Comunicação Acessível, para contribuir com ações que valorizem a diversidade e a inclusão na sociedade.