Programa favorece a acessibilidade e inclusão e auxilia empresas e empreendimentos a atingirem os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) da ONU
O Guiaderodas é uma plataforma global de serviços a favor da acessibilidade que visa proporcionar uma vida mais autônoma e inclusiva para todos.
Com atuação ampla, atinge simultaneamente dois universos: o grande público, através de suas campanhas de conscientização e de seus serviços tecnológicos, e as empresas, através de seus serviços profissionais de Certificação e de sua plataforma de treinamento e engajamento.
Certificação Guiaderodas
A Certificação Guiaderodas é um programa que aprimora e reconhece as melhores práticas de acessibilidade e inclusão em empresas e empreendimentos. A metodologia original da Certificação foi desenvolvida em conjunto por uma equipe interdisciplinar, composta por arquitetos especialistas, pesquisadores e pessoas com deficiência. Ela se baseia na premissa de que acessibilidade deve ser vista como um exercício contínuo e no conceito de que “ambientes acessíveis” são compostos pela estrutura física e pelas pessoas.
Com isso, a avaliação vai além do atendimento à legislação vigente e às normas técnicas elaboradas pelos órgãos de regulação. Ao entender acessibilidade como um organismo vivo e incorporar fatores humanos, o processo de avaliação também leva em consideração a experiência prática de pessoas com deficiência, a percepção dos usuários habituais do espaço, além de aspectos de tratamento interpessoal.
Como consequência direta, o processo de certificação contribui para os aspectos de sustentabilidade ambiental, social e governança (Environmental, Social and Governance, ou ESG em inglês), uma vez que os trabalhos realizados além de estarem pautados em normas e leis locais, também fortalecem políticas e relações de trabalho baseadas nos valores de inclusão e diversidade, engajamento dos funcionários, treinamento da força de trabalho, direitos humanos e relações com comunidades.
O primeiro passo do processo de certificação é a avaliação técnica realizada por arquitetos especialistas em acessibilidade. Ela tem como objetivo verificar a conformidade com as normas técnicas e leis referentes a acessibilidade, em particular, a NBR9050/2020 – Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), e a Lei Federal nº 13.146 de 2015 – Lei Brasileira de Inclusão (LBI). Essa avaliação é realizada em projeto (se aplicável) e in loco, acompanhada por pessoas com deficiência e/ou restrição de mobilidade. O objetivo é agregar um olhar funcional à avaliação. Ao circular pelas instalações, a acessibilidade dos ambientes é também experimentada na prática.
Para empreendimentos em operação, ações de engajamento e incentivo ao voluntariado são feitas internamente à empresa ou edificação em parceria com a equipe, convidando os ocupantes do espaço a fazer sua própria avaliação através do aplicativo Guiaderodas. Além de enriquecer a análise técnica, essas ações têm as importantes missões de conscientizar,
Impacto
A Agenda 2030, criada pela ONU em 2015, é um plano de ação que define 169 metas, organizadas em 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que orientam um trabalho colaborativo de todos os países e todas as partes interessadas em busca de fortalecer a paz universal com mais liberdade.
A Agenda busca concretizar os direitos humanos de todos, equilibrando as três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental. Cada um dos ODS define uma área de trabalho, sendo subdivididos em metas, que servem como um “mapa” para orientar o trabalho de governos, empresas, ONGs e a sociedade civil na direção desses grandes objetivos globais.
A Certificação Guiaderodas tem como foco contribuir para os seguintes ODS (e suas respectivas metas):
OBJETIVO 4
Assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
- 4.a Construir e melhorar instalações físicas para educação, apropriadas para crianças e sensíveis às deficiências e ao gênero e que proporcionem ambientes de aprendizagem seguros, não violentos, inclusivos e eficazes para todos.
Muitas pessoas com restrição de mobilidade têm suas atividades impossibilitadas pela falta de acessibilidade nas instituições de ensino. Através do processo para a Certificação Guiaderodas, auxiliamos instituições de ensino a prepararem-se para incluir todas as pessoas no ambiente educacional, eliminando as barreiras arquitetônicas e atitudinais que impedem o acesso pleno de todos.
OBJETIVO 8
Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todas e todos.
- 8.5 Até 2030, alcançar o emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todas as mulheres e homens, inclusive para os jovens e as pessoas com deficiência, e remuneração igual para trabalho de igual valor.
- 8.8 Proteger os direitos trabalhistas e promover ambientes de trabalho seguros e protegidos para todos os trabalhadores, incluindo os trabalhadores migrantes, em particular as mulheres migrantes, e pessoas em empregos precários.
Através do trabalho da Certificação Guiaderodas, auxiliamos empresas e empreendimentos a prepararem-se para incluir todas as pessoas em seu quadro de colaboradores.
OBJETIVO 10
Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles.
- 10.2 Até 2030, empoderar e promover a inclusão social, econômica e política de todos, independentemente da idade, gênero, deficiência, raça, etnia, origem, religião, condição econômica ou outra.
- 10.3 Garantir a igualdade de oportunidades e reduzir as desigualdades de resultados, inclusive por meio da eliminação de leis, políticas e práticas discriminatórias e da promoção de legislação, políticas e ações adequadas a este respeito.
Através do Treinamento de Acessibilidade Atitudinal, i.e., da atitude acessível das pessoas, contribuímos para a eliminação das barreiras que dificultam a integração plena de todas as pessoas.
OBJETIVO 11
Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.
- 11.3 Até 2030, aumentar a urbanização inclusiva e sustentável, e as capacidades para o planejamento e gestão de assentamentos humanos participativos, integrados e sustentáveis, em todos os países.
- 11.7 Até 2030, proporcionar o acesso universal a espaços públicos seguros, inclusivos, acessíveis e verdes, particularmente para as mulheres e crianças, pessoas idosas e pessoas com deficiência.
Com a avaliação de locais no aplicativo Guiaderodas e a divulgação para a audiência das iniciativas das empresas e empreendimentos certificados, contribuímos para ampliar o acesso universal aos espaços de cidades no Brasil e no mundo, conferindo conforto e segurança a todos.
OBJETIVO 16
Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
- 16.6 Desenvolver instituições eficazes, responsáveis e transparentes em todos os níveis
- 16.7 Garantir a tomada de decisão responsiva, inclusiva, participativa e representativa em todos os níveis
Ser acessível e inclusivo é um exercício diário e exige grande empenho das corporações. Para que ocorra a manutenção da Certificação Guiaderodas é necessário comprometimento. Para tal, são realizadas atualizações do treinamento, melhorias constantes no local e frequente engajamento dos colaboradores. O relatório anual de impacto da Certificação Guiaderodas, indica a performance dos atributos ESG (Environmental, Social and Governance, ou ESG em inglês), e auxilia as empresas a traçarem metas consistentes para o aprimoramento contínuo.
OBJETIVO 17
Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.
- 17.16 Reforçar a parceria global para o desenvolvimento sustentável, complementada por parcerias multissetoriais que mobilizem e compartilhem conhecimento, expertise, tecnologia e recursos financeiros, para apoiar a realização dos objetivos do desenvolvimento sustentável em todos os países, particularmente nos países em desenvolvimento.
A Rede Guiaderodas, que inclui empresas e empreendimentos certificados (representando a iniciativa privada), organizações não-governamentais, o poder público e a academia, trabalha de forma unida e coesa para a construção de um mundo mais acessível para todos.
Durante sua trajetória, o Guiaderodas foi reconhecido em diversas premiações nacionais e internacionais, como: World Summit Awards (ONU, 2016), Innovators Under 35 (MIT Technology Review, 2018), Accessible Americas (ITU, 2018), Prêmio Eco Brasil (AmCham e Estadão, 2019), Melhores Empresas de Impacto Social (Viva Schmidheiny, 2019) e Meaningful Business 100 (MB 100, 2020).