A AFS Intercultura Brasil deu início às atividades para oferecer intercâmbio para pessoas com deficiência
O primeiro passo foi uma ação piloto de avaliação de locais com o aplicativo Guiaderodas. O Projeto (d) Eficientes tem como meta possibilitar a inclusão de pessoas com deficiência nos benefícios da educação internacional, através de viagens de intercâmbio.
No mês de setembro, a AFS fez uma ação piloto com 13 comitês de diferentes regiões do Brasil, que realizaram em suas cidades a primeira atividade do Projeto (d)Eficientes. A ação consistiu na avaliação da acessibilidade de diversos locais com o aplicativo Guiaderodas, de forma a facilitar o planejamento das futuras viagens dos intercambistas.
Os voluntários da AFS que participaram gostaram da atividade e ficaram satisfeitos com o que encontraram, mas também atentos aos locais que podem melhorar. Os comitês de Assis (SP), Lagarto (SE), Nioaque (MS) e Cruz Alta (RS), além de mapearem os locais através do aplicativo, também mandaram fotos dos espaços que visitaram.
Leia o relato da voluntária Gessenalva Santana (Gessie), de Lagarto:
“Fiz o mapeamento com o voluntário mirim do AFS, nosso mascote Joshua, meu filho. Descobrimos que nossa cidade está muito acessível, o que nos deixou muito felizes. Nossa nota na avaliação é boa. Nossa cidade está de parabéns nesse quesito, porque algumas calçadas estão começando a ter acessibilidade e outras já têm há tempo.”
A ação pode continuar em outros Comitês. Para dúvidas ou mais informações, entre em contato: projeto.deficientes@afs.org.