Matraquinha, o aplicativo que ajuda na comunicação de crianças com autismo

Date

De família para família: app criado por pai de menino com autismo possibilita que outras crianças consigam demonstrar seus desejos e sentimentos

A comunicação de crianças e adolescentes com autismo tem sido transformada pelo aplicativo Matraquinha. Criado pela família de um menino com essa condição, a ferramenta funciona como um “fichário de comunicação”, que armazena figuras para facilitar o dia a dia dos usuários. Entre elas, há ilustrações de objetos, alimentos e ações que representam o mundo ao redor dessas crianças.

A ferramenta foi idealizada por Wagner Yamuto após ele e sua esposa, Grazyelle, adotarem Gabriel, aos 10 meses de vida, e perceberem que o filho não falava nenhuma palavra. Depois de um período de investigação, os pais receberam o diagnóstico de autismo quando a criança tinha 2 anos e meio de idade.

Créditos: Reprodução/Matraquinha

Ao questionarem o médico sobre a possibilidade de Gabriel começar a falar, receberam a resposta de que isso não significava que ele não poderia se comunicar. Apesar das soluções “terapêuticas” que existiam, o pai, junto de sua esposa e do irmão Adriano, decidiu encontrar a melhor solução e, assim, nasceu o Matraquinha em 2018, um app que transformou a vida do filho e de outras crianças e adolescentes pelo Brasil. 

O sistema, que surgiu como uma solução caseira, chegou até a casa de famílias que conheciam Wagner e Grazyelle. Ao conversar com outros pais, eles sentiram o desejo de compartilhar o app com a comunidade e assim foi feito. O projeto até agora tem sido tocado com recursos financeiros próprios, além do tempo de dedicação.

O Matraquinha

O Matraquinha é um aplicativo de comunicação alternativa criado para ajudar crianças e adolescentes com autismo a transmitirem seus desejos, emoções e necessidades por meio de smartphones e tablets. A comunicação dos usuários é feita a partir de figuras que, ao serem selecionadas, fazem com que uma voz reproduza o que a pessoa deseja transmitir.

A ferramenta já ultrapassou os 115 mil downloads e, conforme o número de usuários cresce, mais imagens são solicitadas. Atualmente, o Matraquinha conta com 191 figuras, divididas nas seguintes categorias: emoções, necessidades, alimentos, diversão, roupa, dor, saudações, animais, lugares, escola, cores, formas, alfabeto e números.

O Matraquinha tem uma campanha de financiamento coletivo para permitir suas novas atualizações. A meta é adicionar duas novas figuras por mês, além de liberar o recurso em que será possível trocar as imagens do app por suas próprias fotos. Para colaborar, clique aqui! Se quiser saber mais, confira o site e o Instagram do projeto.


Heloisa Aun

Heloisa Aun

Jornalista e estudante de Letras na USP, trabalha desde o início da carreira com a temática dos direitos humanos e meio ambiente. Nos últimos anos, idealizou campanhas de combate ao assédio sexual e à violência doméstica. Também atua na área de educação em organizações e projetos sociais.

More
articles