Os jovens e as políticas de ESG nas empresas

Date

Jovens mostram maior atenção à existência de políticas de ESG nas empresas ao entrarem no mercado de trabalho

A pesquisa “Construindo Nosso Futuro” conduzida pela Eureca em parceria com o Davos Lab e o Global Shapers e ligada ao Fórum Econômico Mundial entrevistou 1.100 jovens inseridos no mercado de trabalho. O objetivo do estudo era explorar a preocupação existente entre os jovens brasileiros em relação às políticas de ESG nas empresas, além de ser importante para proporcionar o espaço de fala adequado aos jovens e direcionar o atendimento às demandas apontadas por eles, de acordo com a CEO da Eureca, Carolina Utimura. 

O que são as políticas de ESG?

ESG é a sigla vinda do inglês para “Environmental, Social and Corporate Governance”, em tradução livre para o português: “Ambiental, social e governança corporativa”, e refere-se a um conjunto de padrões de boas práticas que visam definir se a operação de uma empresa é socialmente consciente, sustentável e corretamente gerenciada. Ou seja, faz referência às melhores práticas ambientais, sociais e de governança de um negócio, se a empresa em questão baseia as suas ações nesses três pilares.

A sigla ESG apareceu, inicialmente, em um relatório de 2005 chamado “Who Cares Wins” (em tradução livre: “Ganha quem se importa”), resultado de uma ação dirigida pela ONU – Organização das Nações Unidas. A partir desse relatório, que incluiu diversas corporações financeiras de nove países diferentes, pode-se concluir que a incorporação desses três fatores: ambiental, social e governança, resultava em mercados mais sustentáveis e em resultados mais satisfatórios para a sociedade.

Dentro das políticas de ESG estão incluídas, por exemplo, as políticas de diversidade, as referentes ao posicionamento da empresa perante as mudanças climáticas, as de inclusão e equidade dentro da corporação e as de boas práticas de governança, ética e integridade nas relações tanto entre os funcionários, quanto com clientes, fornecedores e investidores da empresa.

A preocupação da nova geração com as políticas ESG

Dentre os 1.100 jovens entrevistados pela pesquisa “Construindo Nosso Futuro”, 84,95% afirmaram que as empresas, sejam elas privadas ou públicas, devem se posicionar perante às políticas ESG e assumirem responsabilidade nos três setores abordados por essas políticas: ambiental, social e governança.

Além dos diversos dados que apontam a importância que os jovens dão para ações que protejam o meio ambiente e empresas conscientes socialmente, dados relevantes levantados por esse estudo, em relação mais direta à acessibilidade e inclusão são: 21,55% dos jovens entrevistados têm intenção de fazer parte de um negócio de impacto social, outros 19,63% afirmaram ter interesse em se tornar voluntários para trabalhar em ONGs (organizações sem fins lucrativos). Estatísticas como essas mostram a grande mudança de pensamento que ocorreu com o passar do tempo, e o decorrer das gerações, uma vez que questões como acessibilidade e inclusão, e preocupação com o bem-estar do meio ambiente quase não eram mencionadas por grandes empresas e negócios no passado. 

A evidente preocupação dos jovens brasileiros no mercado de trabalho com a existência e presença das políticas ESG nas empresas mostra que, como nação, estamos caminhando na direção certa para elevar a exigência de aspectos como a responsabilidade ambiental e a inclusão de pessoas com deficiências no ambiente de trabalho, sabendo que a nova geração de profissionais, futuros responsáveis pelas empresas, abarcam ideias e políticas como essas. 

De acordo com a própria Carolina Utimura, CEO da Eureca, é a nova geração que tem mostrado, através de seus valores e preocupações, a importância e durabilidade das políticas ESG nas empresas: “(…) Se ainda há dúvidas que o ESG é um movimento duradouro ou não, os jovens nos trazem que seus valores nos levarão ao caminho de um progresso responsável com as comunidades”.

E você, já conhecia as políticas ESG? Então manda essa matéria para aquele amigo que gosta de fazer a diferença!

Para ficar por dentro de outras iniciativas de acessibilidade no Brasil, siga a página do Guiaderodas no Instagram e em nosso Blog!


Giovanna Naddeo

Giovanna Naddeo 

Escritora, professora e tradutora formada em Letras pela UNICAMP. Apaixonada por viagens, bordados e animais. Acredita que um mundo melhor se faz com pessoas que se incentivam.

More
articles