Projeto de culinária inclusiva capacita jovens com deficiência

Date

Conheça o Inclua Café, serviço de buffet totalmente oferecido por pessoas com deficiência, do preparo dos pratos ao atendimento

Café quentinho, quitutes feitos na hora e um atendimento VIP. Quem não gosta de passar uma tarde sob esses mimos depois de uma longa reunião de trabalho? E o sonho pode ser possível, basta entrar em contato com a equipe do Inclua Café. Com uma equipe de atendimento 100% composta por pessoas com deficiência, o projeto de culinária inclusiva oferece um serviço de buffet que “permite inserir sabores, saberes e sensibilidades nos momentos de coletividade”, como eles mesmos se descrevem. 
No caprichado cardápio estão opções como bolos, bolachas, patês e pães – tudo caseiro! Além, é claro, de cafés, chás e cappuccinos. Eles atendem eventos em empresas, condomínios e também em casas, levando toda a estrutura necessária para fazer o prazeroso coffee break acontecer. Já durante a pandemia, a aposta foi na venda de cestas via drive thru, para não deixar a clientela órfã!

A favor da inclusão

A iniciativa nasceu em 2018 e é um dos projetos da Maravilha Máxxima, ONG de Campinas (SP) que promove ações a favor da inclusão. Além de voluntários, os nomes por trás da entidade são Maurício e Rafael Carvalho, pai e filho, que coordenam todos os trabalhos e ainda rodam o Brasil com suas palestras.

O projeto também é encabeçado pela terapeuta ocupacional Raquel Ortega, da Clínica Inclusione, de Campinas. É a profissional, ainda, que oferece capacitação para os colaboradores do Inclua Café, junto com a Cafeteria Rainha do Grão. Aprendizado comportamental, produção das receitas e serviço de atendimento ao público fazem parte da orientação. 

“Eu gosto de culinária. Fiz vários cursos de gastronomia com o professor e chef Davi Furigo de Melo”, conta Rafael Carvalho. Ele é um dos colaboradores do Inclua Café e de outros projetos de culinária inclusiva promovidos pela Maravilha Máxxima, como Feijoadown, Sertanejown e Cucina Felice. “Também aprendi vendo minha mãe, minhas avós, os chefs dos projetos e a Raquel Ortega”, completa.

O poder da culinária inclusiva

Oferecer aprendizado e oportunidade para as pessoas com deficiência são as principais metas do Inclua Café. E, com isso, participantes e famílias ainda conquistam outros benefícios. “A elevação da autoestima é uma das características mais evidentes neles, e isso também é relatado por suas famílias”, conta Maurício Carvalho. “Eles readquirem autoconfiança e alegria por tornarem-se aptos enquanto trabalhadores autônomos. Só precisam de oportunidade por parte da sociedade.”

O coordenador da Maravilha Máxxima completa que a aceitação e a procura pelos serviços oferecidos pelo Inclua Café vêm crescendo, o que reforça a importância do projeto. “Diferente é o mundo que queremos. As pessoas com deficiência nos ensinam que a vida deve ser num ritmo mais cooperativo e menos competitivo. Respeitando o tempo de cada um, de acordo com sua singularidade”, conclui.

Onde encontrar o Inclua Café

Você pode encontrar a equipe do Inclua Café no Facebook, no Instagram ou aqui. Siga lá e não perca as novidades do projeto que faz da culinária inclusiva um meio de se chegar a um mundo melhor – para todos!

Para ficar por dentro de outras iniciativas de acessibilidade no Brasil, siga a página do Guiaderodas no Instagram e em nosso Blog!!


Luciana Faria

Luciana Faria
Escolheu o jornalismo para fazer da paixão por contar histórias sua profissão. Há mais de uma década no mercado editorial e poeta desde a infância, acredita que a palavra também pode transformar as pessoas e mudar o mundo!

More
articles