Voluntariado Digital

Date

81% dos usuários que avaliam no app Guiaderodas não tem deficiência. Esse número nos enche de orgulho, pois indica que estamos cumprindo a missão de conscientizar a sociedade

O Farol Santander, também conhecido por Edifício Altino Arantes, ou antigo Edifício Banespa é um dos prédios mais emblemáticos da capital paulista. É o terceiro arranha-céu mais alto da cidade de São Paulo e o sétimo mais alto do país.

Construído a partir de 1939 para sediar o Banespa e inaugurado em 27 de junho de 1947 pelo então Governador de São Paulo, Ademar de Barros, o edifício tem 35 andares, 161 metros de altura e foi inspirado na arquitetura art decó do Empire State Building.

Em 2000, o prédio foi incorporado ao patrimônio do Grupo Santander, que comprou o Banespa. Em 2014, a construção foi tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico (Condephaat).

O voluntariado sempre existiu no mundo motivado pelo senso de comunidade, por querer ver teorias se transformarem em ações reais e pelo desejo de dar uma contribuição, mesmo que por vezes, essa contribuição pareça apenas uma gota no oceano.

Para Mark Snyde, professor e pesquisador do Centro de Estudos do Indivíduo e da Sociedade, da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, muitos caminhos levam ao voluntariado:

Para algumas pessoas, é uma preocupação por uma causa que tenha tocado suas vidas, como uma doença na família. Para outras, é uma preocupação com um assunto que afeta suas comunidades, como a pobreza, o meio ambiente ou a sociedade como um todo. Em todos os casos, os voluntários buscam fazer o bem para melhorar a vida dos outros, para trabalhar por um objetivo comum e para fazer do mundo um lugar melhor.

Um estudo do Datafolha, divulgado pela Fundação Itaú Social, mostra que mais de 16 milhões de pessoas, em todo o Brasil, dedicam um tempo extra para desenvolver alguma atividade altruísta. Um número três vezes maior são pessoas que alegam já ter realizado em algum momento uma atividade não-remunerada para estender a mão a quem mais precisa.

Grande parte das pessoas que deixam de atuar como voluntárias alegam terem rotinas frenéticas e total falta de tempo. Essa realidade, somada à conectividade, torna o voluntariado digital não mais uma tendência, mas sim uma realidade que não para de crescer e impactar a sociedade. Nesse tipo de trabalho, os voluntários executam as tarefas à distância, utilizando recursos básicos, como computador e internet. Pode, portanto, ser realizado tanto no local de trabalho como em casa, usando o celular ou qualquer outro dispositivo com conexão à internet.

Voluntariado no Mundo

A ONU tem um programa de voluntariado online com o objetivo de contribuir para a paz e o desenvolvimento do mundo. Esse programa permite que organizações e voluntários se unam para enfrentar os desafios do desenvolvimento sustentável em qualquer lugar do mundo, a partir de qualquer dispositivo.

Veja o impacto social do programa United Nation Volunteers (UNV):

  • 12 mil voluntários por ano
  • 60% são pessoas de países em desenvolvimento
  • 187 países engajados nesse tipo de voluntariado
  • 94% de satisfação das organizações e voluntários

O trabalho voluntário digital, utilizando principalmente smartphones, por causa da mobilidade, veio resolver problemas antes inimagináveis. Ser um voluntário digital significa estar conectado com as pessoas, ganhar força no papel de cidadão, podendo fazer a diferença em um clique.

“81,5% dos usuários que avaliam no app Guiaderodas não tem deficiência. Esse número nos enche de orgulho, pois indica que estamos cumprindo a missão de conscientizar a sociedade”, ressalta Bruno Mahfuz, fundador do App Guiaderodas.

Confira outras formas de voluntariado digital no vídeo: https://youtu.be/bT83xmK05Js

O voluntariado digital não substitui o presencial, eles podem coexistir. Dar vazão ao senso de comunidade pode parecer apenas uma gota no oceano, mas a sua gota pode ser aquela que faltava para gerar uma grande mudança.

Fontes: Voluntariado Empresarial Fundação Telefônica Época

More
articles